Integração de Políticas Públicas em Territórios Vulneráveis
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nos dias 2, 3 e 5 de fevereiro, uma série de três seminários focados no acompanhamento de projetos intersetoriais. Os eventos ocorreram na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, além da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, e fazem parte da Rede de Extensão para o Desenvolvimento Integrado de Ações Intersetoriais em Territórios em Situação de Vulnerabilidade, conhecida como Rede Interset-CE.
Esta rede, que é uma iniciativa do MEC em colaboração com diversas instituições públicas de ensino superior do Ceará, tem como objetivo promover a formação de redes intersetoriais voltadas para a educação básica. O projeto visa a integração entre universidades, escolas e diferentes áreas de políticas públicas, como saúde, assistência social, cultura e direitos humanos, para enfrentar os desafios encontrados em territórios marcados pela vulnerabilidade social. Além disso, busca fortalecer a extensão universitária e proporcionar uma formação cidadã mais ampla aos estudantes.
A partir de 2025, a Rede Interset-CE já implementou 70 projetos de extensão em parceria com sete instituições de ensino superior do Ceará. Essas instituições incluem a UFC, a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Uece, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a UFCA e a Universidade Regional do Cariri (URCA). Como resultado, foram disponibilizadas 331 bolsas de estudos para que estudantes de graduação atuassem junto aos sistemas de ensino em 175 municípios do Ceará.
Durante os seminários, a Secretaria de Articulação Intersetorial (Sase) destacou a socialização dos resultados obtidos nos primeiros seis meses da rede, além de promover um intercâmbio de experiências através da Feira de Projetos, que ocorreu paralelamente aos encontros. Em visita a algumas escolas beneficiárias dos projetos, a equipe da Sase pôde constatar a relevância das iniciativas realizadas.
Antonio Claret de Campos Filho, diretor de Articulação Intersetorial, ressaltou a importância das iniciativas desenvolvidas, afirmando que elas evidenciam o papel estratégico da cooperação intersetorial no fortalecimento das políticas educacionais. “As ações realizadas pela Rede Interset-CE ilustram como as ações estruturantes junto aos sistemas de ensino são essenciais para fomentar uma educação integral e garantir o exercício pleno da cidadania, especialmente diante dos grandes desafios que as escolas enfrentam. Isso deve ser considerado por estados e municípios na elaboração de seus planos educacionais”, declarou.
Esses seminários são uma resposta às demandas atuais da educação no Brasil, onde a articulação entre diferentes setores se torna cada vez mais necessária para a construção de soluções eficazes em contextos de vulnerabilidade. O êxito dessa iniciativa pode servir como modelo para outras regiões do país, que também enfrentam desafios semelhantes.
