Solenidade em Fortaleza Marca Entrega de Novos Veículos
O Governo do Ceará tem investido para fortalecer a atuação da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) em todo o estado. Na última sexta-feira, 20, o governador Elmano de Freitas entregou 20 novos veículos, elevando o total de carros disponibilizados para 79 desde o início de 2023. O evento ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença de autoridades como o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, e o presidente da Adagri, Elmo Aguiar.
Segundo o governador, a renovação da frota se insere em uma série de ações estratégicas que visam ampliar o atendimento nos 184 municípios do Ceará, através dos 40 escritórios locais da Agência. Ele destacou que essa iniciativa garantirá maior presença em campo, agilidade nas ações sanitárias e eficiência nas atividades de fiscalização agropecuária. Em suas palavras, “A Adagri protege nossas produções agrícolas e rebanhos. Esses profissionais atuam para garantir a segurança do Ceará, que possui um rebanho significativo e uma produção diversificada, especialmente de frutas”. Elmano também mencionou o investimento na reestruturação dos escritórios e a realização de concurso público com 120 vagas.
Distribuição dos Veículos para as Regionais
Os 20 veículos entregues serão distribuídos entre as 14 regionais administrativas da Adagri, que incluem:
- Regional Sertão de Sobral
- Regional Litoral Norte
- Regional Litoral Oeste/Vale do Curú
- Regional da Serra da Ibiapaba
- Regional do Centro Sul
- Regional do Sertão Central
- Regional Sertão de Canindé
- Regional Maciço de Baturité
- Regional do Vale do Jaguaribe
- Regional Litoral Leste
- Regional do Sertão dos Inhamuns
- Regional Sertão dos Crateús
- Regional do Cariri/Crato
- Regional Metropolitana de Fortaleza
Domingos Filho, titular da SDE, ressaltou que o trabalho contínuo dos profissionais da Adagri fez do Ceará uma referência em defesa sanitária, especialmente em relação às 11 barreiras instaladas no estado. Ele destacou que a quantidade de fiscalizações passou de 100 para 25 mil mensais. “A segurança sanitária é uma exigência global. O consumidor está cada vez mais exigente nessa questão. O fortalecimento da Adagri, com a convocação de novos servidores e a estruturação da Agência, reflete o avanço do Ceará nesse aspecto, evidenciado também pelos indicadores econômicos”, comentou.
Reconhecimento Internacional e Vacinação Contra Brucelose
Em 2025, o Ceará obteve o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, um marco significativo para a pecuária estadual. Com o programa de erradicação, 98,21% do rebanho bovino do estado foi imunizado, totalizando cerca de 2.700.000 cabeças espalhadas pelos 184 municípios.
Além disso, 77,65% das propriedades rurais já foram georreferenciadas, o que fortalece o controle sanitário, a rastreabilidade do rebanho e a segurança epidemiológica. De acordo com Elmo Aguiar, a Adagri se prepara agora para a Campanha de Vacinação contra a Brucelose, que será realizada em duas etapas, visando imunizar até 98 mil bezerras com idades entre 3 e 8 meses. “Estamos no aguardo da chegada das vacinas adquiridas pelo Estado através da SDE. Vamos orientar e coordenar a aplicação da vacina contra a Brucelose, uma doença que pode afetar a saúde humana”, afirmou o presidente da Adagri.
