Festival Ceará Sem Fome comemora avanços e impacto social no Estado
O Governo do Ceará promoveu nesta quinta-feira, dia 18, no Centro de Eventos em Fortaleza, a terceira edição do Festival Ceará Sem Fome, marcando os três anos do programa Ceará Sem Fome (CSF). A iniciativa reuniu mais de cinco mil pessoas em um encontro que celebrou as conquistas e a evolução do programa, que tem se destacado no combate à insegurança alimentar no estado.
Durante o festival, 21 cozinhas vinculadas ao programa receberam o Selo de Controle de Qualidade, concedido pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), reforçando o compromisso com a excelência na preparação das refeições oferecidas à população.
Resultados expressivos no combate à fome e geração de renda
De acordo com os dados apresentados, o Ceará Sem Fome contabiliza quase 80 milhões de refeições distribuídas desde 2023, além de 700 toneladas de alimentos destinados a entidades credenciadas. Atualmente, o programa mantém 1.300 cozinhas em 184 municípios, produzindo 130 mil refeições diariamente e beneficiando cerca de 45 mil famílias via Cartão Ceará Sem Fome.
Leia também: Festival Ceará da Diversidade 2026: 3ª Edição Celebra Cultura e Cidadania LGBTI+
Leia também: ExpoUmuarama 2024: Governo do Paraná Reforça seu Compromisso com o Agronegócio
Fonte: jornalvilavelha.com.br
Um dos destaques do evento foi o eixo +Qualificação e Renda, lançado em 2024, que já qualificou aproximadamente 35 mil beneficiários em 174 municípios. Em parceria com o Sebrae Ceará, mais de 10 mil participantes concluíram a trilha “Quero Empreender”, enquanto cerca de 3 mil receberam mentorias para estruturar seus negócios. Além disso, 1.804 beneficiários tiveram acesso ao microcrédito, e 14.256 pessoas foram inseridas no mercado formal de trabalho, segundo dados do Caged de abril de 2026.
Experiências pessoais e ações de valorização dos alimentos
O festival incluiu exposições de gastronomia, artesanato e serviços de beleza, complementados por oficinas, consultorias e serviços de cidadania. Rosely de Lima Arimatéa, costureira e cozinheira de Juazeiro do Norte, compartilhou sua experiência com a qualificação oferecida pelo programa. “Eu sempre costurei no particular. No Ceará Sem Fome, com os cursos e a mentoria, eu aprendi a lidar com o meu trabalho. Agora eu sei botar o meu preço no meu produto. A minha vida tá melhorando, só tenho a agradecer ao programa”, afirmou.
Outro ponto importante do evento foi o espaço Cozinha Show, dedicado ao aproveitamento integral dos alimentos. Cozinheiras compartilharam receitas e experiências sobre alimentação saudável e redução do desperdício. Representantes do Nutec ressaltaram a continuidade das ações de acompanhamento e certificação das cozinhas participantes do programa, garantindo a qualidade e o impacto positivo do Ceará Sem Fome.
