Juazeiro do Norte e o Selo Município Sem Racismo
Recentemente, Juazeiro do Norte recebeu do Governo do Estado do Ceará o prestigioso Selo Município Sem Racismo. A entrega da certificação aconteceu na última sexta-feira, 7, durante uma cerimônia que homenageou 13 cidades cearenses reconhecidas por suas iniciativas em promover a igualdade racial.
Este selo é um reconhecimento para os municípios que implementam ações consistentes no combate à discriminação racial e na valorização de sua população negra, quilombola, indígena, de terreiros e ciganos. Para a obtenção dessa certificação, as cidades passam por uma rigorosa avaliação técnica, que leva em conta a legislação local, as ações educativas, a participação da comunidade e a estrutura institucional voltada para essas questões.
Leia também: Juazeiro do Norte: O Coração Econômico do Interior do Ceará com 25 mil Empresas Ativas
Fonte: edemossoro.com.br
Leia também: Governo de Minas Lança Congresso de Turismo e Cultura Sustentável com Enfoque em Políticas Públicas
Fonte: soudebh.com.br
Na cerimônia, Júnior Sarmento, diretor de Cidadania e Inclusão Social da Secretaria de Assistência Social de Juazeiro do Norte, representou a cidade e enfatizou que a conquista do selo reflete o compromisso da administração municipal com políticas públicas eficientes e de longo prazo. Segundo Sarmento, “a busca pelo selo e as políticas implementadas representam para Juazeiro do Norte um compromisso fundamental. Isso exige a criação de uma estrutura institucional, como o Conselho de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial e a realização de capacitações para servidores, indicando que as ações de Juazeiro do Norte estão alinhadas com os critérios para a eventual obtenção do selo. Com isso, vêm o reconhecimento e o incentivo.”
Ele também ressaltou que o selo atua como um estímulo para que os municípios avancem em iniciativas concretas e duradouras. “O selo é uma certificação, é um incentivo do Governo do Estado do Ceará para as cidades que adotam ações e políticas públicas de enfrentamento à discriminação racial e de fortalecimento da população negra, quilombola, povos indígenas, povos de terreiros e ciganos. Portanto, é fundamental que haja uma estruturação de políticas públicas que demonstre que o município está ou pretende estruturar suas iniciativas de igualdade racial de forma contínua, indo além de ações pontuais”, explicou Sarmento.
Leia também: Caminhão do Cidadão leva serviços a novos bairros e municípios do Ceará nesta semana
Fonte: jornalvilavelha.com.br
O diretor também abordou a relevância da participação social e da continuidade das políticas públicas no município. “Isso inclui a criação de conselhos que garantam a participação da sociedade civil e a continuidade das ações mesmo diante de mudanças na gestão. Isso fortalece a identidade e a autoestima da comunidade. Construir uma sociedade mais justa mostra a intenção de Juazeiro do Norte de se tornar um local mais inclusivo e respeitoso com a diversidade, contribuindo assim para a redução das disparidades raciais e para o combate a suas consequências negativas”, concluiu.
