Infertilidade Masculina em Ascensão
Nos últimos dez anos, os atendimentos relacionados à infertilidade masculina no Sistema Único de Saúde (SUS) mostraram um aumento surpreendente, mais que dobrando de número. De acordo com dados do Ministério da Saúde, obtidos pelo portal G1, os registros saltaram de 725 atendimentos em 2015 para impressionantes 2,5 mil em 2024, o que representa o maior total da série histórica. Além disso, com o ano de 2025 já contabilizando 1,5 mil atendimentos até setembro, a tendência de crescimento segue em alta.
Os números refletem atendimentos ambulatoriais e hospitalares registrados nos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares (SIA e SIH), mas é importante destacar que esses dados não representam o número total de pacientes ou diagnósticos definitivos, visto que um mesmo homem pode buscar ajuda mais de uma vez ao longo do tempo.
Segundo especialistas consultados na reportagem, essa curva ascendente não deve ser interpretada de forma isolada como um aumento real na prevalência da infertilidade. Ao contrário, indica que mais homens estão buscando atendimento no sistema de saúde e que os fatores de risco relacionados à saúde masculina estão se tornando cada vez mais comuns. Guilherme Guimarães, urologista da BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta: ‘O aumento dos atendimentos mostra que questões relacionadas à saúde masculina estão mais evidentes e necessitam de atenção.’
