Uma Nova Era de Atendimento Móvel
O programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do governo federal, atende a uma demanda histórica de caminhoneiras e caminhoneiros em todo o Brasil, trazendo serviços de saúde diretamente para os locais onde esses profissionais se encontram. Nesta sexta-feira (6), foi inaugurada a primeira unidade móvel do programa em Pindamonhangaba (SP), na qual caminhoneiros e suas famílias já podem usufruir de consultas médicas, vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez, pequenos procedimentos, além de exames laboratoriais e cardiológicos. O melhor de tudo? O atendimento não requer agendamento. Basta parar no Ponto de Parada e Descanso (PPD) e procurar a unidade.
Localizada no km 95 da Via Dutra (BR-116, sentido São Paulo – Rio de Janeiro), a unidade é a primeira de dez que serão distribuídas em PPDs em várias regiões do país, com um investimento federal de R$ 30 milhões por ano. A expectativa é realizar cerca de 250 mil atendimentos anuais, garantindo que caminhoneiros, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de análises clínicas estejam à disposição para oferecer um cuidado de qualidade.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “o governo do presidente Lula está comprometido com a saúde de toda a população. Totalmente equipadas, essas unidades móveis vão percorrer o Brasil levando serviços de saúde diretamente aos caminhoneiros. Este é um esforço significativo, especialmente porque esses profissionais estão sempre em movimento. Portanto, mais do que saúde, estamos proporcionando acolhimento e suporte”, destaca.
Um Novo Mundo de Oportunidades para Caminhoneiros
O ministro também enfatizou que essa ação fortalece as políticas de saúde voltadas para homens e populações em deslocamento. “As unidades móveis contam com tecnologia para oferecer teleatendimentos por equipes multiprofissionais. Pindamonhangaba é apenas o início. Mais unidades móveis serão alocadas em PPDs estratégicos, onde os caminhoneiros fazem suas paradas para descanso”, afirmou Padilha.
A união entre o Ministério da Saúde, o Ministério dos Transportes e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) faz parte de um esforço em conjunto para que as unidades funcionem de maneira itinerante, permanecendo em cada PPD por um mínimo de 90 dias. Embora o foco principal do atendimento sejam os caminhoneiros, suas famílias e outros viajantes também poderão ser atendidos.
Atendimentos Flexíveis e Abrangentes
As unidades móveis operarão de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, com possibilidade de ajustarem seus horários conforme a demanda local. Os serviços disponíveis incluem exames laboratoriais, como hemograma, hemoglobina glicada, TGO, TGP, GGT, além de testes rápidos para ISTs, teste de gravidez, profilaxia pré e pós-exposição (PrEP/PEP) e atualizações de caderneta de vacinação.
Além disso, serão realizados exames de eletrocardiograma (ECG), fundamentais na avaliação clínica de pacientes com queixas como dor no peito, palpitações e falta de ar. Esses exames são essenciais para detectar alterações no ritmo cardíaco, ajudando na tomada de decisões médicas e encaminhamentos necessários, contribuindo assim para evitar complicações cardíacas graves.
Desenvolvido pelo governo federal, o programa Agora Tem Especialistas busca ampliar a assistência em saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir as filas para consultas, exames e cirurgias. Para alcançar esses objetivos, uma série de ações estão em andamento, incluindo a otimização de estruturas públicas e a mobilização da rede de saúde privada, que atuará como suporte para o serviço público.
