Multidão Celebra Cultura em Itabuna
Um verdadeiro espetáculo de cores e sons tomou conta das avenidas Cinquentenário e Duque de Caxias, além das praças Adami e Laura Conceição e da Travessa Adolfo Leite, durante a 45ª Lavagem do Beco do Fuxico. O evento, que se consolidou como um dos marcos da cultura popular da região, atraiu foliões de todas as idades, reforçando a importância dessa tradição na comunidade. A festa contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), que garantiu recursos financeiros e a estrutura necessária para que a celebração ocorresse de forma grandiosa.
De acordo com o prefeito Augusto Castro (PSD), a Lavagem do Beco do Fuxico é um evento que reflete a alma do povo itabunense. “A festa é uma tradição do nosso povo, efetivamente. À Prefeitura coube a ampliação, a modernização e oferecer à cidade a sua expressão mais genuína de identidade cultural, com o apoio aos blocos tradicionais e de trio. É o povo que vem às ruas na celebração de fé e confiança para abrir o Carnaval Antecipado”, afirmou. Este ano, o Carnaval está agendado para ocorrer entre os dias 22 e 25 deste mês, com uma programação recheada de atrações musicais que prometem agitar a cidade.
Com a expectativa de receber até 120 mil pessoas no Circuito Sabará, o evento não apenas celebra a cultura, mas também promete movimentar a economia local. “A estrutura está em fase final de montagem e a segurança está garantida a cargo das forças da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Guarda Civil Municipal. Portanto, a ordem é se divertir e brincar”, adicionou o prefeito, ressaltando a importância da festividade para o setor de serviços e hotelaria da cidade.
Um Patrimônio Imaterial da Cultura Local
O presidente da FICC, Aldo Rebouças, destacou que a 45ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico se inscreve na história de Itabuna como um evento familiar, alegre e repleto de diversão. “As pessoas brincaram nas ruas com paz no coração e tranquilidade para curtir o que só Itabuna tem: a tradição cultural de uma festa declarada patrimônio imaterial pelo prefeito Augusto Castro. O Beco do Fuxico é uma manifestação e marca cultural da cidade”, ressaltou Rebouças.
Além de celebrar a tradição, a grande multidão presente nas ruas demonstrou criatividade e alegria, sinalizando uma prévia do que será o Carnaval Antecipado. “Certamente, vai ser o maior Carnaval Antecipado do Brasil. O prefeito Augusto Castro marca a história de Itabuna tanto com o apoio à Lavagem do Beco do Fuxico quanto na atração dos apoios do Governo do Estado e da iniciativa privada para a realização do Carnaval Antecipado no Circuito Sabará”, finalizou Aldo Rebouças, colocando em evidência a força da cultura popular local e seu impacto na identidade da cidade.
