Medidas para Valorização da Educação no Ceará
Após uma importante reunião com representantes do Sindicato Apeoc, realizada nesta terça-feira (3) no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas confirmou o envio de uma mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) que garante o piso nacional do magistério. A leitura dessa mensagem acontece na próxima quarta-feira (4) e destaca a retroatividade dos valores de 5,4% a partir de janeiro deste ano. Além disso, o governador assegurou a realização de um concurso público para a categoria em 2026.
“Nossos agradecimentos vão a todos os educadores que tornaram a educação do Ceará um exemplo para o Brasil. Agradeço sinceramente pelo que foi feito em prol da juventude cearense. Um grande reconhecimento aos professores e professoras do estado”, afirmou Elmano de Freitas, enfatizando a importância do papel dos educadores.
O chefe do Executivo ainda enfatizou que outras demandas apresentadas pela categoria foram atendidas após o diálogo. Entre elas, a promoção referente ao ano de 2025 será implementada e paga em 2026. O governador também se comprometeu a equiparar a Parcela Variável de Redistribuição (PVR) entre professores temporários e efetivos, destacando a valorização dos educadores temporários. “Vamos modificar a legislação para que quatro horas do planejamento individual dos professores sejam realizadas em local de livre escolha, o que acreditamos que irá melhorar a qualidade de vida e a organização do trabalho desses profissionais”, explicou.
Compromissos com o Pagamento de Precatórios
Elmano de Freitas também abordou a questão dos precatórios, assegurando que a pauta será discutida com o Governo Federal. “Estamos organizando o pagamento de um terço de férias para os profissionais, considerando um período de 45 dias, o que irá eliminar qualquer impasse jurídico. Além disso, planejamos ir a Brasília para solicitar ao ministro Fernando Haddad que o pagamento dos precatórios do Fundef, agendado para dezembro deste ano, seja antecipado para o primeiro semestre de 2026”, acrescentou.
A titular da Secretaria da Educação, Eliana Estrela, expressou sua gratidão ao governador e celebrou as conquistas obtidas para os educadores. “Estou muito satisfeita com o resultado dessa mesa de negociação, que foi fortalecida pelo apoio do Governo do Estado. Com esse conjunto de ações, continuaremos avançando. Agradeço ao nosso governador por acreditar e investir na educação”, destacou.
Diálogo e Responsabilidade
O presidente do Sindicato Apeoc, Anizio Santos de Melo, também comemorou os resultados positivos das negociações com o governo. “O Ceará não retrocede. A mesa de negociação traz resultados por meio do diálogo e da responsabilidade, valorizando os profissionais da educação e, consequentemente, a educação como um todo. Os acordos estabelecidos são resultado desse esforço conjunto. Valorização da educação é fundamental, e aqui no Ceará, temos a única mesa de negociação que realmente funciona e traz resultados. Estamos juntos nesse caminho e seguiremos em frente”, concluiu.
