Cerimônia de Posse e Recondução
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizou, na última terça-feira (13), uma cerimônia simbólica para a posse e recondução das professoras Adriana dos Santos Marmori Lima e Dayse Lago de Miranda aos cargos de reitora e vice-reitora, respectivamente. O novo mandato se estenderá até 2029. O evento teve lugar no teatro do Campus do Cabula, em Salvador, e marcou a finalização do processo eleitoral, que culminou na reeleição das professoras e na formalização de suas assinaturas de posse, presidido pelo governador, no início de janeiro.
O resultado da eleição, que ocorreu em outubro, foi amplamente favorável, com a chapa recebendo 93,68% de aprovação da comunidade acadêmica. Apesar de sua ausência no evento em decorrência do falecimento de sua irmã, Dyone Cristina de Lago, a vice-reitora Dayse foi representada por sua outra irmã, Denise Lago.
Compromisso do Governo com a Educação
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, que participou da cerimônia em nome do governador Jerônimo Rodrigues, aproveitou a oportunidade para parabenizar as reitoras. Ela enfatizou a dedicação do Governo do Estado em apoiar a universidade pública. “Vivemos um período de gestão sob a liderança dessa reitoria, e agora, essa equipe é reeleita pelo voto de confiança da comunidade acadêmica, reafirmando um projeto que transforma a vida das pessoas na Bahia. É crucial destacar a relevância da universidade pública e o empenho de duas mulheres, professoras da Educação Básica, que têm sido fundamentais na construção de um ensino superior democrático e inclusivo”, afirmou Rowenna.
Compromissos de Gestão e Investimentos na UNEB
Em seu discurso, a reitora Adriana Marmori expressou a importância da UNEB e reafirmou seu compromisso em oferecer um Ensino Superior da mais alta qualidade. “Estamos aqui para reforçar a universidade pública como um espaço de democracia, sendo o epicentro da produção de ciência, arte e uma cultura libertadora. Nos últimos quatro anos, investimos na infraestrutura e ampliamos o quadro de docentes e técnicos, realizando dois concursos públicos. Assumir o reitorado sendo uma mulher negra, oriunda do interior da Bahia e egressa da própria universidade, é um marco que vai além de uma realização pessoal. Trata-se de um ato de reparação histórica e confirmação política. Comprometo-me com metas inegociáveis para este novo ciclo: investir na formação de pessoas, aprofundar a governança democrática e inovadora, e fortalecer o trabalho em rede”, destacou.
Formação Acadêmica da Reitora
A professora Adriana Marmori possui um extenso currículo acadêmico. Ela é Doutora pelo Programa Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2018), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB, 2009), além de Especialista em Alfabetização (FAEBA/IAT) e em Informática Educativa (UEFS, 1997). Em sua trajetória acadêmica, também se graduou em Pedagogia pela UNEB em 1991. Atualmente, a reitora faz parte de vários grupos de pesquisa, incluindo Estudos sobre Gênero e Sexualidade (ENLACE), Planejamento e Gestão Educacional (EDUCATIO), e Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC).
