Teia Nacional dos Pontos de Cultura: Uma Celebração da Diversidade
Está oficialmente disponível o edital de chamamento público para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorrerá entre 24 e 29 de março em Aracruz, no Espírito Santo. Este evento, que tem como tema “Justiça Climática”, visa engajar artistas e agentes culturais de todo o Brasil, destacando a importância da cultura na promoção da justiça social e do desenvolvimento sustentável. O objetivo é valorizar a diversidade cultural de cada região, fazendo do encontro um marco na Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro e podem ser realizadas pela plataforma Mapa da Cultura. O edital é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), representado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).
Segundo a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, “A Teia é um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios, os avanços e o futuro da PNCV. Mas também é a celebração da nossa diversidade cultural e de pactuação para efetivar direitos culturais no âmbito do Sistema Nacional de Cultura, que estamos construindo. O Edital da 6° Teia Nacional expressa a dimensão tradicional, plural, de raiz, de inovação. É um convite para que ponteiros, ponteiras, mestras e mestres, artistas, gestores e comunicadores compartilhem com a Rede Cultura Viva sua arte, conhecimentos, práticas, economia, tecnologias e expressões culturais. É hora de fortalecer a Cultura como um pilar para a construção de um mundo justo e sustentável.”
